A Testosterona e a sua Reposição Hormonal

No artigo anterior, onde falamos sobre menopausa e andropausa, a testosterona foi citada como um dos hormônios que tem seus níveis diminuídos com o envelhecimento em homens e mulheres. Em ambos os sexos, o declínio da testosterona trará consequências que impactam a qualidade de vida, mas não é somente o envelhecimento cronológico que afeta os níveis hormonais.

Opinião de especialistas: “Muitos fatores, incluindo fatores externos, ambientais e internos, influenciam os níveis de testosterona. Sem dúvida, a deficiência nutricional, e particularmente de nutrientes como zinco, magnésio, vitamina D, juntamente com a baixa ingestão de polifenóis, afeta o eixo HPA (hipotálamo–hipófise–adrenal). Os níveis de estresse mental e oxidativo também podem afetar negativamente o eixo. Assim, o diagnóstico da causa do distúrbio nos níveis de testosterona depende de muitos fatores e requer uma ampla gama de pesquisas, bem como uma mudança no estilo de vida dos pacientes”.

Os fatores acima citados, ao influenciarem os níveis de testosterona, trazem consequências que impactam no desejo sexual, na disposição para tarefas diárias, na força e massa muscular, na qualidade do sono, na disfunção erétil e, até mesmo, no humor.

Assim, alterações nos hábitos e estilo de vida, na alimentação, sono e prática de exercícios físicos são elementos que devem ser considerados antes ou em conjunto com a opção de reposição hormonal. No caso de se optar pela reposição hormonal propriamente dita, essa deve ser feita com o acompanhamento médico, pois tanto os níveis hormonais quanto os sintomas clínicos devem ser avaliados. As vias de administração mais comuns são a intramuscular (através de terapia injetável) e a tópica transdérmica (através da aplicação na pele). Há contraindicações a serem observadas e o ajuste de dose, frequência de administração e até mesmo o tipo de sal de testosterona pode ser diferente para cada pessoa.

MSC. Farmacêutica Viviane Krucinski

CRF RS 6389 

Equipe da Clínica do Dr. Thael Pires

Bibliografia:

Wrzosek, M.; Woźniak, J.; Włodarek, D. The causes of adverse changes of testosterone levels in men. Expert Review of Endocrinology & Metabolism. 2020 Sep;15(5):355-362. doi: 10.1080/17446651.2020.1813020. Epub 2020 Oct 20. PMID: 33076711.

Barbonetti, A.; D’Andrea, S.; Francavilla, S. Testosterone replacement therapy. Andrology. 2020 Nov;8(6):1551-1566. doi: 10.1111/andr.12774. Epub 2020 Mar 9. PMID: 32068334.